Pão Caseiro


Esta receita de Pão Caseiro é muito fácil, gostosa e versátil.
Todos que já visitaram a Casa da Cida provaram esse pão, levaram para casa e até foram olhar “se a bolinha de massa já tinha subido na água”.
Valeu mãe, pela ótima receita.

Pão Caseiro (Foto: Goiabada de Marmelo)

Pão Caseiro (Foto: Goiabada de Marmelo)

Ingredientes:
3 ovos inteiros
2 xícaras (chá) bem cheias de leite
2 tabletes de fermento biológico ou 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 xícara (café) rasa de açúcar
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga

1 kg de farinha de trigo, mais ou menos

Modo de Preparar:
Bata os 3 ovos no liquidificador e acrescente os outros 5 ingredientes seguintes, batendo mais um pouco.
Se optou pelo fermento biológico seco, misture a colher de fermento, com o açúcar e meia xícara do leite morno (ingredientes que já vão na receita- não coloque-os novamente).
Deixe descansar uns 10 minutos e bata com os ingredientes restantes no liquidificador.
Passe para uma vasilha grande e acrescente a farinha.
Geralmente usa-se no máximo 1 kg. Amasse bem na mesa ou mármore.
A massa não deve ficar muito dura.
Retire uma pequena bolinha da massa e coloque em um copo com água fria.
Cubra o restante com um guardanapo e espere crescer.
Quando a bolinha do copo boiar, espere mais 10 minutos e enrole os pães.
Coloque-os em assadeira sem untar e espere crescer novamente.
Leve ao forno 180° por 30 minutos.

Pão caseiro pequeno, mais clarinho
(Foto: Goiabada de Marmelo)

Essa massa pode ser usada para pães doces e salgados.
Para um crescimento mais rápido da massa, use os ingredientes em temperatura ambiente.
Se o tempo estiver muito frio, ligue o forno por alguns minutinhos e desligue. Coloque o pão para crescer dentro do forno.
Rendimento: 4 pães grandes.

About these ads

186 comentários sobre “Pão Caseiro

  1. boa tarde… amei a sua receita… mas gostaria de saber quantos minutos a massa fica descansando antes de a bolinha subir no copo com agua fria??? antes decolocar eles para assar eu deixo crescer durante qtos minutos??? por favor me responda, estou doidinha para fazer esse pão… abraços

    • Boa tarde Letícia,
      Assim que você terminar de preparar a massa, corte um pedacinho, enrole uma bolinha e coloque no copo de água fria. Cubra a massa grande com um pano e coloque em lugar longe de corrente de ar. Fique de olho na bolinha do copo, assim boiar, espere mais uns 10 minutos e enrole os pães. Deixe crescer novamente (isso demora no máximo meia hora). Se quiser, use novamente a técnica da bolinha. Você vai ver que ela subirá muito rápido. Depois asse os pães.
      Essa receita é da minha mãe, e, além de fácil, é muito gostosa.
      Um abraço, Marisa.

      • Boa noite Elizangela.
        Depois que a massa crescer, você divide em parte iguais (eu divido em 4 parte e faço 4 pães grandes). Abre a massa (uma por vez) sobre uma superfície enfarinhada e vai enrolando com as mãos e o punho, até ficar no formato do pão da foto (foi isso que quis dizer sobre “enrolar o pão”). Depois você coloca para crescer novamente antes de assar. Um abraço, Marisa.

    • Eu nunca fiz colocando na forma de pão, mas acho que dá certo. Se você fizer na forma, me conta depois como ficou. Obrigada, Marisa.

  2. É simplesmente a melhor receita de pão caseiro, maravilhosa!!! Ja indiquei para um monte de amigas,,Obrigada

  3. Olá Marisa fiz com coco numa forma de pão e em uma de bolo deu muito certo,vende a fatia do da forma de bolo por um real e o da forma de pão por seis reais ele todo.
    .todos gostarão muito.tenho uma banca de lanches numa feira e estava procurando algo novo ,obg.

      • FIZ COM COCO E COLOQUEI NUMA FORMA DE BOLO GRANDE VENDI A FATIA A UM REAL ,TODOS GOSTARÃO MUITO E O QUE COLOQUEI NA FORMA DE PÃO VENDI POR CINCO REAIS.

      • Que bom Ana, fico contente por você ter aproveitado essa receita. Tenho outra receita no blog, a de “biscoitinhos amanteigados de goiabada”, que é muito boa e rentável. Dá um pouco mais de trabalho, mas rende muito, e é boa para vender. Você pode colocar em saquinhos individuais. Dá uma olhada depois. Um abraço, Marisa.

      • Ana, eu mandei p seu e mail, dá uma olhada. Se não conseguir, procura no blog por: biscoitinho amanteigado de goiabada. Abçs.

    • Eu não conheço essa marca, uso fleischmann, mas você pode diminuir um pouco a quantidade de líquidos (use uma xícara rasa para medir). E o fermento em tablete. Espero que na próxima de tudo certo. Receita é assim mesmo, sempre que fazemos pela segunda vez fica melhor.

  4. Ja perdi quantas vezes fiz este pão e quantos elogios me renderam. Virou produto obrigatório semanal em casa.
    Ah , testei colocar na forma de pao sem enrolar… a textura noa ficou tao boa. prefiro abrir com o rolo e enrolar direitinho… vc passou gema ou manteiga para ficar brilhoso?

    abçs

    Liz

    • Que bom Liz, eu tb faço muito aqui em casa. Fácil e gostoso. Eu não tenho passado nada nele. Só enrolo e ponho para assar.Qd tiro do forno cubro bem com uma toalha de mesa para não ficar ressecado.Um abraço! Ana Marisa.

  5. quero parabenizar pela receita pois ate o chefe do meu marido adorou, e gostei mais ainda pois nunca tinha conseguido fazer um pao bom.realmente é muiuuuuuuito bom.

    • Olá Luciana, acho que não foi pq estava frio. Quando o clima está frio, demora mais para subir, mas sobe. Você usou o fermento em tablete ou o seco? Aquele seco granulado geralmente demora para fermentar, eu não gosto muito. Na próxima vez que você fizer, tenta usar os 2 tabletes de fermento fresco e espera subir a bolinha. Depois você me conta como ficou. Um grande abraço! Ana Marisa.

  6. Oiii td bem? estou com duvida em relacao ao fermento. Posso usa aquele fermento fresco? quantos gramas uuso?
    Obrigada.

    • Olá Ana Elisa, você usa 30 g, que correspondem aos 2 tabletes do fermento fresco. Eu tb uso o fresco, acho muito melhor. Outra dica, é que estou usando a farinha da marca Anaconda, um saquinho de papel, é muito boa. Se vc achar eu recomendo, é bem branquinha. Abs. Ana Marisa.

      • Boa tarde Marisa….
        Nos ingredientes da receita vc fala em uma colher de fermento seco, uma colher deu um pacotinho de 10g. Será que ai dar errado?
        Obrigada

      • Acho que 1 pacotinho corresponde mesmo a uma colher (sopa) Susi. A diferença dos dois fermentos é que o seco é desidratado, por isso a quantidade parece menor. Não vai dar errado, eu tenho certeza. Sucesso com seu pão querida, bjs, Ana

  7. Muito obrigada pela dica e tb pela atencao. Vou fazer e depoois venho dize se deu certo e se fiz certo.rsrsrsr
    Um grande abraco

  8. OI, fiz o pao ontem, ficou maravilhoso, so gostaria de saber o que faco para que ele nao fique com a casca durinha,.
    abracos

    • Olá Penha, quando você tirar do forno, cubra imediatamente com uma toalha de mesa dobrada. A casca não resseca. Um abraço, Ana (Blog Goiabada de marmelo). Quando esfriar conserve em saquinho plástico bem fechado.

  9. Boa tarde,adorei a sua receita,já estou fazendo o pão!Espero que fique igual o da foto,rs.Obrigada,bjs

  10. Bom dia,adorei essa sua receita de pão, estou fazendo espero que fique igual a sua obrigada, bjs

  11. Marisa
    Fiz o pão, como foi a primeira vez ficou quase bom, quando se usa o fermento biológico seco (granulado), o resultado na qualidade do pão melhora se usar o fermento biol. fresco? e qual a dica para que o pão não fique com a massa tão pesada?

    • Nilson, eu também não gosto do fermento biológico seco. Acho que ele justamente deixa a massa mais pesada. Se vc usar o fresco, vai ver a diferença. Deixa crescer conforme falei na receita, e também, procura uma boa farinha. Estou usando ultimamente a Anaconda, de saquinho de papel, muito boa. Qd vc fizer de novo me fala (não faz a massa muito dura, ok?). Abraços, Ana.

  12. Oooiiii Marisa, passei pra dizyer que fiz o seu pao, o primeiro ficou cascudo. Mas o segundo ficou maraaaa. Pedi ao meu primo que me trouxesse 30 grs de fermento fresco conforme me recomendou. Porem por erro ele me trouxe 50grs. Pra nao joga fora acabei usando td, claro que com medo de desandar td. Resultado ficou uma delicia, todos em casa adorou. Muito obrigada. Bjosss

    • Ana, que bom, nossa,amei a notícia. Vou aproveitar e pedir sua permissão para publicar seu comentário, num post que estou fazendo para o Dia das Mães”. Essa receita me foi passada por minha mãe, e é a mais acessada do meu blog e a que tem mais comentários no blog. estou fazendo uma homenagem p minha mãe com ela. desde já, agradeço! Um abraço.Ana Marisa

  13. Marisa
    Fiz novamente o pão, e deu muito certo, como estou pensando em fazer para vender, pesso sua orientação, necessito de uma batedeira profissional para mexer a massa e um cilindro qual você me indica?
    Abraço
    Nilson

    • Nilson vou pesquisar com meus amigos chefs as melhores marcas de batedeira para massas mais pesadas. E sobre o cilindro tb. Mando a resposta para seu e-mail. Um grande abraço e muito sucesso para você!

  14. Vou fazer o pão amanhã… pelo jeito é muitoooo bom…. Só bons comentários… ;)
    Gostaria de saber qtos pães dá? Beijos

    • Olá, boa noite Jéssika, você pode fazer 4 pães grandes. Vai dar certo sim, um grande abraço! Ana

      • Olha o que li no site do fermento Fleischmann… “Não bater o Fermento no liquidificador, pois o atrito destrói as leveduras.” E agora?? Ah, e o leite é em temperatura ambiente ou morno??…. Desculpa pelo incomodo… rsrsrs… Boa noite!

      • Jéssica, eu bato exatamente como está na receita. Não precisa bater muito, só para misturar. Vc pode colocar o leite levemente morno, acelera o crescimento. torço para dar certo, ok? Bjs, Ana

  15. Nossaaaa muito bom… super fofinho… e a massa é leve… todos de casa adoraram… Muito obrigada pela receitinha dá um beijão na mãe.. a dona da receita… ;) Boa noite!! Nota 10…

    • Obrigada minha querida, darei seu beijo, ela vai ficar muito feliz. Que bom que deu tudo certo por aí! Bj, Ana.

  16. Ha anos venho tentado fazer pão em casa, nunca ficaram do jeito que gostaria, achei a receita de sua mãe e resolvi fazer, simplesmente maravilhoso o pão, ja fiz três vezes, todos que provaram elogiaram, muito obrigada por disponibilizar a receita, um beijo grande e que Deus abençoe sempre voce e sua familia! Simone

    • Minha querida, muito obrigada, vou mostrar sua mensagem para minha mãe. Deus abençoe você também e sua família. Abçs, Ana. (Obs: nas coisas mais simples da vida encontramos grandes alegrias, obrigada)

  17. Bom dia!!!!!!!
    Sabe, ontem quando vi esta receita, fiquei pensando: será que vai dar certo???! Então resolvi fazer tudo exatamente como manda o figurino. Imprimi até alguns comentários que achei interessante. Eu me surpreendi com o resultado. Simplesmente maravilhoso! Inclusive é a primeira vez que posto sobre alguma receita que pego na net. Você está de parabéns e agradeço do fundo do coração por compartilhar conosco esta maravilha. já estou até pensando em fazer em casa para vender aos vizinhos pela manhã!!! obrigada, do fundo do cuore!!!!! Luciana

    • Ah, eu gostaria de saber como você faz esse formato que está na foto. Fiz um tipo trançado, ficou boa a aparencia… mas essa da foto me encanta mais.

      • Luciana, que feliz que estou por saber que deu certo! Sempre dizem que o fermento não pode ser batido, que o pão não cresce, etc, etc; mas como vc, eu tb faço assim e dá sempre certo! Vou contar para minha mãe que o seu tb ficou bom. Olha,quanto ao formato, eu divido a massa em quatro partes iguais, dai abro um pouco em forma de retângulo, e começo enrolando com o punho e amassando, até tomar essa forma. O da foto foi pincelado, mas eu prefiro natural, e também mais branquinho. Tiro do forno com mais ou menos 25 minutos de assado e cubro para não endurecer a casca.Um beijo grande, vamos manter contato, vc tem facebook? Me adiciona (Ana Marisa Fonzar)

    • Isso é uma receita de pão… e no Google, não sei de você sabe usar, então vou ensinar:
      Digite http://www.google.com.br , depois no campo de busca (aquele que aparece uma barrinha piscando) digite BATATA FRITA. Vai aparecer isso: http://migre.me/9vnr8 ou seja, milhares de receitas de batata frita.
      E você não vai mais precisar ficar mais pedindo receita de batata frita numa receita de pão…

    • ola marisa gostaria de perguntar para voce se posso bater no liquidificador o fermento com os outro ingredientes que vai no pao .

      • Olá Cristiane, sim você pode bater tudo no liquidificador. Eu bato bem o ovo primeiro, com o açúcar e o sal, pra o pão ficar mais clarinho, e depois coloco os outros ingredientes, inclusive o fermento. Fica ótimo! Bj, Ana!

      • eu gostaria de saber se posso usar esta massa para enroladinho de queijo beijos e obrigada!!!!!!

      • Olá Cristiane, acho que você pode colocar qualquer recheio, essa massa só não é parecida com massa folhada, ela fica bem macia e neutra pra recheios salgados e doces. Vc pode fazer os pãezinho bem pequenos, e deixar menos tempo no forno! Bjs, Ana!

  18. vc coloca uma receita legal mas não responde as perguntas das pessoas tem que ser mais atenciosa pois ja vivemos em um pais que ja espera dimais sou uma dona de casa como qualquer outra sou uma pessoa rapida

    • Alguma dúvida sobre o pão, Rone? Qq coisa pode falar que respondo, as vezes demoro um pouco, mas procuro responder tudo. Quanto à batatas fritas, é importante depois de vc cortá-las, lavar bem e secar, antes de colocar no óleo quente, que deve ser em grande quantidade. Sempre o dobro do óleo para a quantidade de batatas. Abs, Ana

    • ola marisa se eu quizer fazer este pao mais doce posso , e qual e a quantidade de açucar que eu coloco na receita,acabei de amassar o pao ficou maravilhoza a massa muito macia agora estou esperando p/ crescer . marisa a bolinha ja subiu mas a massa nao cresceu ainda espero mais um pouco para a massa crescer a massa que fiz ficou otima mas estou comedo da massa nao crescer posso esperar mais. se eu ligar o forno esperar aquecer depois coloco os paes dentro do forno cobrido com pano de prato ou sem o pano

      • ola marisa vc esta de parabens por este pao acabei de fazer e maravilhoooooooozo que massa mais gostoza muito macia leve muito boa mesmo um abraço

      • Que bom que deu certo! Minha querida, fico feliz por isso, vou contar pra minha mãe, ela adora saber se as pessoas estão fazendo o pão dela! Obrigada por compartilhar! A partir dessa massa, vc pode fazer pão doce, recheado, fica muito bom! bj!

      • Cristiane, qd a bolinha subir vc deixa mais 10 a 20 minutos.Ontem eu fiz aqui e deixei crescer mais um pouco tb!
        Vc pode colocar mais açúcar (2 a 3 xícaras de café) ou fazer um recheio doce, de manteiga com açúcar e coco ralado, por exemplo. Abrir a massa e colocar o recheio, depois enrolar e assar. Bj querida!

  19. primeiro não me comuniquei com dona francisca.mas marisa as fritas ficaram otimas .e sua receita de pão eu fiz e ficou otima e mandei a receita para 2 casais de amigos em nova york ,muito obrigada te achei uma mulher muito elegante .RO

  20. Boa tarde Marisa, gostaria de saber se pode congelar a massa pois quatro pães é muito para minha família.Também gostaria de saber qual a quantidade de ovos para meia receita.
    Desde já agradeço a atenção
    Bjs.

    • Querida Rose, você pode congelar depois de assado. deixa esfriar completamente, enrola com filme plástico e leve ao freezer normalmente. Quando for descongelar, pode deixar umas duas horas fora do freezer e levar ao forno pré- aquecido, o pão vai ficar como se tivesse sido feito na hora (se for congelar não deixe assar demais, retire qd ainda estiver clarinho). Para reduzir a receita para metade, coloque 2 ovos. Abs, Ana.

      • Olá Marisa, eu ainda não fiz a receita mas vou tentar congelar. Próximo da minha casa tem um mercadinho que ele vende a massa congelada. Pelo que vi no momento que enrola o pão é colocado para congelar. A Instrução depois é que tem que ficar fora da geladeira por 8 horas depois disso ele fica no ponto de assar. Várias pessoas compram esse pão lá e todos dizem que fica ótimo. Se der certo volto e aviso aqui, OK?

    • Olá Rose, eu ainda não fiz a receita mas vou tentar congelar. Próximo da minha casa tem um mercadinho que ele vende a massa congelada. Pelo que vi no momento que enrola o pão é colocado para congelar. A Instrução depois é que tem que ficar fora da geladeira por 8 horas depois disso ele fica no ponto de assar. Várias pessoas compram esse pão lá e todos dizem que fica ótimo. Se der certo volto e aviso aqui, OK?

  21. Óla amigas queria uma dica de vcs sou louca pra fazer um pão bem gostozo para eu e mesu filhos comer esta com duas vez q fazo e ñ dar certo ,quanto cologo a massa pra assar fica e dura , im ajunda amigas beijosss…

    • Olá Elisangela, se vc seguir essa receita fica muito bom. Não precisa assar demais, deixa no máximo 30 minutos, ele pode ficar mais clarinho, e se vc cobrir bem quando retirar do forno, a casca também não endurece. Bjs! Ana

  22. Marisa, eu queria saber se pode fazer salgados com essa massa, mas não é pão tipo cachorro quente e outros

    • Acho que você pode fazer alguns salgados, como esfiha, enroladinho de presunto e queijo, enroladinho de salsicha (eu já fiz). Mas todos na linha de pães… Abs! Ana

  23. Ola Marisa so pelos comentarios ja adorei a receita, numca fiz pão vou tentar fazer este , so tenho uma duvida posso assar no forno eletrico, é que uma pessoa me disse q o pão pode ficar resecado por demorar mais para assar ainda mais o meu q esta com o dourador queimado.
    grata

    • Olá Eliane, acho que pode sim, eu nunca fiz no forno elétrico, mas te aconselho a não deixar muito tempo, assim que perceber que está assado, mesmo mais branquinho, tira logo. Daí vc cobre bem com guardanapos ou toalha de mesa para não formar casca e não ressecar. Depois me conta? Comenta aqui na receita, dai as pessoas ficam sabendo se dá p fazer no eletrico, ok? Beijão!!

  24. Obrigado Marisa pela atenção vc é muito gentil. Vou fazer amanha, e prometo voltar para comentar, bjs.

    • Bom dia Rita, você divide a massa em 4 partes. Abre em forma de retângulo, não precisa ser muito certinho, dê apenas uma esticada. Com a mão e o punho você vai enrolando e dando uma amassadinha, até terminar. Ajeita o formato para que fique mais “gordinho” e coloca na assadeira, dois em cada. Estou aqui torcendo p que dê certo! Abs!

      • colega achei a farinha comprei logo 5 kg para não faltar já fiz minha massa agora estou na espera para assar espero dar tudo certo,da outra vez fiz a massa na maquina de pão acho que foi isso que não deu certo como vc disse que temos que dedicar nosso amor nas coisas hj amassei com as mão kkk bjs

  25. Marisa, obrigada pela publicação da receita! Estou fazendo o pão, todavia, com medo de dar errado. Achei estranho utilizar somente 1 colher de sopa de fermento biológico seco, comprei da Fleischmann (10 g) e coloquei apenas a quantidade que a receita pede… meu pão ainda não cresceu! Estou fazendo algo errado? Infelizmente não encontrei o fermento fresco…
    Um abraço, Deus abençoe a sua vida!

    • Olá Aline, hj que vi seu comment, espero que tenha crescido seu pão. Eu tb tenho problemas com o crescimento qd utilizo o fermento seco, sempre demora mais. Mas não coloco mais que uma colher (sopa) cheia. Se vc achar o fermento fresco, terá maior facilidade. Outra coisa, o clima está frio, isso faz com que o pão demore mesmo pra crescer. Se vc conseguir comprar a farinha Anaconda, com saquinho de papel, é a que estou utilizando agora. É muito boa. Outra excelente, é a farinha orgânica Mirella, vc encontra no Pão de Açúcar.
      Depois me fala o que aconteceu com o seu pão.
      Bjs, Ana

      • Oi, Ana (achei que fosse Marisa, sorry!)! Obrigada pelo retorno! Felizmente, deu certo. Precisei sair, mas pré-aqueci o forno e deixei a massa crescendo (com o forno desligado, mas morno), quando cheguei já havia crescido e pus pra assar! Ficou muito bom, farei a receita outras vezes, mas vou atrás desse bendito fermento fresco!
        Adorei o blog, estarei sempre por aqui! Obrigada, querida!

        Bjos! Aline.

      • Que bom Aline, estou contente por ter acertado. Cada vez que vc fizer vai ficar melhor!
        Eu sou Ana Marisa, tá td certo!
        Bjs, vamos manter contato!

  26. gostaria d sacer se posso enrolar a mssa e por em formas d pao unitaria e se elas tb nao presiza untar tb bjs

    • Sim, você pode colocar em formas individuais e não precisam ser untadas. O que não entendi é se vc vai colocar na forma de pão de forma, se for isso, você deve dar uma leve untada e deixar um tempinho maior no forno. Abs!

  27. amei essa receita…….faço tdos dias…….obrigada q deus abençoe vc e sua mae, e essas maos maravilhosa…….bjos….

    • Obrigada vc por me enviar o comentário! Sempre que mostro pra minha mãe ela fica muito feliz!bjs!

  28. bom dia toda semana faço esses pães no salão de beleza que trabalho já estou comercializando pois as garotas amaram obrigada viu vc tem alguma receita de sonho bjs

  29. Receita Maravilhosa!!!!!!!!!! Já deixei como minha preferida! Fácil e rápida, além de muitoooooooooooooooo saborosa!!!!!!!!!!

      • Oi Marisa, estou fazendo o pão, queria saber, coloco na assadeira eles no devido formato sem que a assadeira esteja untada, porém qdo eu levar para assar eu unto a forma? Cristine Muller Krayevski, Novo Hamburgo.

      • Olá Cristine, boa tarde, não precisa untar, vc pode polvilhar um pouquinho de farinha no fundo, ok? bj!

  30. COM CERTEZA…SEM SOMBRA DE DUVIDA….FOI O MELHOR PAO QUE EU JA FIZ….ELE CRESCE MUITO MEUS PAES FICARAM ENORMES E MUITO FOFINHOS…OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESSA RECEITA CONOSCO MARISA …ESTOU REPASSANDO ELA A QUEM EU CONHEÇO POIS REALMENTE ELA É MUITO BOA,OBRIGADA MAIS UMA VEZ

  31. Bom dia ! Parabéns por essa receita e de compartilhar com todos ,fiz o pao ficaram otimos ,alguns eu coloquei o recheio das fatias hunguras e outros com mussarella e presunto . Mas eu tenho uma duvida ao tamanho da xicara de café de açucar ,moro na França e tenho tres modelos de xicara de café e nao sei qual usar pois uma é pequena de mais outra grande,por favor poderia me passar a medida em gramas da quantidade do açucar ,pois somente encontrei medidas em gramas da xicara de cha e nao da medida da xicara de café. Agradeço des de ja .Um abraço Simone .

    • Bom dia querida Simone, a minha xícara de café mede exatamente 50g. Você pode usar essa quantidade na receita. Obrigada por estar aqui comigo! Um grande abraço, bon appétit!!

  32. Poderia reduzir a receita à metade ? Quantos ovos colocaria e quantos gramas de fermento biológico seco ?
    Obrigada !

    • Olá Debora, bom dia, você pode fazer meia receita sim, colocar 2 ovos e 1 colher (sopa) rasa do fermento biológico seco. Se você tiver o fermento fresco, usar 1 tablete (eu prefiro o fresco, o resultado é melhor). Depois me conte como ficou seu pão! Um beijo, Ana.

  33. I simply want to tell you that I am new to blogging and site-building and honestly loved you’re web-site. More than likely I’m going to bookmark your site . You amazingly come with really good writings. Thanks for revealing your web site.

  34. é uma delicia essa massa,e eu ainda fiz uma com recheio de queijo e presunto e outra com banana e canela,amei

    • Que bom Rita, valeu a dica dos recheios! Eu também faço demais esse pão, hj mesmo já vou fazer por aqui, e acho que vou seguir sua dica do recheio de banana. Poderia nos contar como fez esse recheio, se cozinhou antes, etc? Beijos, Ana

      • Olá querida, eu acho que pode dar certo, mas temos que pensar em acrescentar a essência, e mais açúcar, talvez.. Dá uma olhada numa receita de panetone, pra fazer as adaptações. Vou fazer isso tb! Bj!!

  35. Esta noite tive um sonho com a minha vó, e ela mandava eu fazer esse pão para o meu tio mais novo… aí estava mexendo na net e pensei, vou procurar a receita mas vai ser impossível achar o pão que a vó fazia com o detalhe da “bolinha”…. esta foi a segunda receita q abri… e era justamente o que eu estava procurando… Valeu!!!

    • Juliana, que coisa maravilhosa isso que você tá me contando!! Uma felicidade pra mim ouvir isso no Natal! Um presente! Obrigada, um beijo enorme pra , um Feliz Natal pra vc e sua família! Ana

    • Oi Angelica, depende do clima, as vezes do tipo de fermento tb. Se tiver mais quente e se o fermento for o biológico fresco, ela sobe mais rápido (não faça a masa muito dura). Mas vc deve esperar que suba mesmo, pra garantir uma boa fermentação do pão! Um beijo!!

      • ADOREI ESSA RECEITA!!! Ficou muito bom meus paes, eu nunca tinha acertado nenhuma receita de pao antes!!! MUITO OBRIGADO e parabens!!!

      • Angelica, que bom amiga, nossa, fico muito feliz de vc compartilhar isso aqui! Eu também só faço este pão, ou mais salgado, ou mais doce, é minha receita oficial! um beijo! Ana

  36. Realmente é o melhor pão caseiro que eu já fiz. Ficou maravilhoso,só que eu tenho uma máquina de pão e ao invés de sovar na mão deixei a máquina fazer isso.Depois enrolei os pães ,deixei crescer e levei ao forno convencional,já que não gosto da máquina pra assar mesmo.Obrigada pela receita,não vou mais parar de faze-la Tbém fiz um grande com receio de mussarela e com algumas fatias por cima,ficou igualzinho de padaria.

    • Que bom Adriana que vc gostou, eu também só faço essa receita, pra doce e salgado, e até recheado como vc fez! Nem tento mais com outras, pq é fácil, e tem bom resultado! Um beijo querida! Ana

  37. Bom dia Marisa, o pão fica maravilhoso, ja fiz 3 vz,fez muito sucesso, ja espalhei a receita para amigas, beijão e obrigada por ser tão atenciosa com as pessoas q comentaram,

    • Ai Clarice, que maravilha você me falar isso, eu amo este pão, ele é uma das coisas que me faz lembrar da minha mão assim que vejo!
      Sei que é bem simples, mas muito importante pra mim, e na simplicidade, as vezes, encontramos as coisas mais gostosas e belas da vida!
      Um beijo, com carinho, Ana

  38. OI Marisa, eu fiquei ansiosa pra fazer, já estou fazendo o pão.Mas agora tenho uma dúvida, depois que eu coloquei os pães na assadeira vc colocou ali que não precisava untar, certo?Pois é, minha dúvida, antes de assar deverei untar a forma?

    • Não precisa untar Cristine, se vc quiser jogar um pouquinho de farinha no fundo da forma, mas ele não gruda, ok? bj linda!

      • Nossa, vc sabe o que é estar casada há 4 anos e vc não saber fazer pão?Pois é, vou te chamar de um anjo em minha vida, pq inacreditávelmente foi feito um milagre, tua receita, ou seja, da tua mãe foi infalível!Comecei a fazer o pão com aquela antiga sensação de que me acompanhava há tempos:”depois que eu passar toda essa trabalheira e tirar do forninho vai parecer um chinelo de concreto”!heheh
        Comecei conforme mandava a receita, as expectativas começaram até colocar em dúvida se eu estava fazendo certo.Sempre tive uma mão mtu boa pra bolos, mas pão, sempre fui alvo de piadas do meu marido.Envolvida pela ansiedade de fazer dar certo, parti um pão quente, e adivinha!!!!!UHULLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.Sabe qual o melhor pão que comi, o meu!hahuahua
        Mta emoção mesmo, agradeço a Deus por ter entrado em teu blog, pois graças a ele eu consegui fazer o primeiro pão decente.Mesmo com tudo especificadinho, estava com mil dúvidas…eu vi alguns comentários e eu li qdo já estava fazendo, fiz com o fermento seco, e aí vi comentários e pensei, putz, vai dar mais um pão errado.
        Eu e minha cadelinha Meggie não resistimos, comemos um pãozinho que de 1/4 de massa fiz 4 pãozinhos pequenos.Que delíciaaaaaaaaaaaaaaa!Parabéns mesmo, mtu agredecida por compartilhar essa receita, de verdade mesmo.Liguei para meu esposo dizendo que não precisava trazer pão, pq inacreditavelmente o meu pão ficou divino.Sabe o que é nem a casca ficar dura?Nossa, nem acredito.Barbaridade Marisa, um abração sua linda, querida, flor de liz….beijinhos!

      • Nossa, Cristine, to chorando aqui, fiquei muito emocionada com o seu comentário minha linda! Muito obrigada por essa alegria que vc me deu hoje!! Que você tenha muito dias felizes como o de hoje na sua cozinha, realmente cozinhar envolve amor! Desejo a vocês tudo de melhor nesta vida, felicidades infinitas!! eu também tenho um puppy, Snoopy, um beagle bem arteiro e que adora pão caseiro Beijos mil pra vc! ♥

      • Cristine, vou imprimir seu texto e levar pra minha mãe, ela vai amar ler! bj bj!

    • Chef Richard Robert, é uma honra um elogio seu por aqui! Um grand chef, um mestre, vindo coroar a simples receita de pão caseiro da minha mãe! Obrigada, vc é meu anjo! ♥

  39. Ah Marisa, foi de coração mesmo, amamos a receita, e mais ainda a tua atenção.Agradeço por ter tido a sorte de aprender a fazer um pão contigo.Agradeço vc tbm solange pelo elogio, mas realmente foi de coração.Na verdade comer é mtu bom, e qdo aprendemos a fazer coisas boas, que nos enchem os olhos de orgulho, acabamos por ficar eternamente agradecidos.Obrigada, obrigada, obrigada…mil beijinhos a todos e boa noite!

      • Cristine, vamos mandar pra minha mãe sim, a Solange é minha irmã, e espero não perdermos o contato com você! Ganhamos uma amiga muito especial. Bjs, com carinho, Ana

  40. ehheh, mtu obrigada, fico lisongeada.Hj vou fazer o pão novamente, porém tenho uma duvidazinha, comprei um fermento biológico que não aquele seco, ele é em barra, e eu quero saber se é só bater no liquidificador ou fazer como fiz com o fermento seco!Beijinhos meninas.

    • Oiee Cristine!! Vc só coloca dentro do liquidificador, com os outros ingredientes, não precisa dissolver, ok?
      Eu também fiz pão hoje, cabei de assar menina! Beijossss!!!

  41. Ai meninas, comprei erradoooo e só vi que era o fermento seco granuladinho depois que já estava o açucar dentro do liquidificador, então coloquei a descançar com o leite, sem o açucar, será que vai funcionar como o outro?Ai que coisa!

  42. Não vou arriscar e jogar todos os ingredientes que estão no liquidificador, então coloquei a descançar com meia xícara de leite, sem o açucar…Qdo puderem me deem uma luz, beijinhos.

  43. vou fazer o seu pao hoje e se Deus kiser vai dar tudo certo …………depois eu te falo como ficou bjosss fika com Jesuss

  44. Olá!!!!
    Muito obrigada Marisa pela atenção…
    Deus certo mesmo, o pão ficou ótimo, até meu marido que é chato gostou.
    Adoro as suas receitas. Bjs…

  45. oi marisa deu certo sim alias to comendo agora rsrsrsrsr deia areceita pra minha irma e ela fez tbm ……ameiiiiiiiii a receita vou fazer sempre dá parabens a sua mae por mim ……bjossss fika com Jesus.

    • Oieee Alba, que bom, sim vou falar pra minha mãe, ela fica sempre esperando que alguem comente sobre o pão, te o maior orgulho disso, e eu também!! Obrigada querida, um beijo!

    • Oi Alba, bom dia, menina, não to podendo add ninguem no face por esses dias, se vc quiser me chamar, ana marisa fonzar, eu te aceito com prazer! Um beijo linda!

      • Alba, eu não to podendo add, estou suspensa por 1 mes.. vc me convidou? Bjs linda, com todo prazer te aceito!

  46. Adorei sua receita nao vejo a hora de fazer!!! ela rende bastante pois a receita q faço é 1kg de trigo p 2 paes. Posso colocar margarina no lugar da manteiga? E fica bom? Abraço

    • Sim Silvana, vc pode colocar margarina, fica muito bom! rende quatro pães médios, mas é uma delícia, vc não precisa deixar assar muito, se gosta mais branquinho e com a casca fininha!Bjs linda!!

  47. ola mariza td bem fiz o pao a massa ficou otima mais depois de assado o pao ficou duro sera se e pq demorei para assar. adoro fazer pao mais gosto de uma massa bem doce gostaria de saber se voçe tem alguma dica pra deixar essa massa docinha. abraço

    • bom dia Sol, vc pode colocar um pouco mais de açúcar na massa, e recheios doces, o que vc quiser. Olha, não deixa ficar muito tempo no forno,vc tira assim que corar, mais ou menos 25 minutos (se fizer os pães grandes). dependendo do tamanho e do seu forno, claro. Assim que tirar do forno, cubra bem com uma toalha de mesa, e depois de frio vc mantém fechado, em saquinho plástico ou filme. assim fica mais molinho.
      Bjs querida, me conta depois..!

  48. “Marisa” ,Fiz essa massa realmente maravilhosa!!! Aí usei minha criatividade uma parte da massa coloquei recheio de frios com tomate,cebola e orégano.e outra parte fiz silmples,ficou um show.””FEZ o maior SUCESSO””

  49. Acabei de fazer… massa leve, branquinha, muito macio… tudo de bom! O sabor é neutro, da proxima vez quero um pouco mais doce… vou fazer sempre! Parabens pela receita e beijinhos pra voce e sua mamae!!

    • Luciane, vc pode colocar um pouco mais de açúcar ou sal, e tb usar recheios doces.. eu já fiz e dá certo (doces ou salgados). bjs querida!

  50. oi eu mim chamo daniela fiz o pao deu serto mais nao subio a bolinha no copo de algua nao sei se fiz a bolinha grande mais ela era tao pequeninha mais eu deixei uma hora cada que deu 2h e deu serto mais o que faco para a bolinha sobir obrigado bjs ainda nao comir mais quando comer volto para dizer se estar gostoso pele cara sim bjs

  51. oiiiiii responde ai minha pergunta por favor .olha gente comi e è relalmente uma delicia parabens pela receita

    • Bom dia Daniela, as vezes a bolinha demora mesmo pra subir.. mas preciso saber que tipo de fermento usou… se tiver a possibilidade de no próximo usar o fermento biológico fresco, ele vai subir mais rápido, e tb, não fazer a massa muito dura. bjs, me conta se fizer de novo!

  52. Oi marisa pelo jeito esse pao deve ser uma delicia mesmo rsrs.
    vou tentar fazer depois.
    so tenho uma duvida!!!!
    O fermento biologico seco uso dez gramas? Desolvo ele antes com leite. depois junto com outros ingredientes e bato tudo no liquidificador? E a massa posso abrila com um rolo ou na mao mesmo?

    • Josiane, eu uso um pacote do fermento seco, aquele sachezinho inteiro. Vou te adiantar, ele demora mais pra fermentar.. vc pode dissolver no leite antes, se quiser, e depois bater no liquidificador, como tá na receita. Vc enrola o pão com a mão, não com rolo, fica melhor, pq vc vai incorporando ar na massa.
      bjs linda, depois me conta?

  53. Marisa, Boa Tarde!!! Fiz hoje pela manhã a massa e assei após o almoço. Renderam 03 pães grandes e fofíssimos; Eu usei o fermento seco instantâneo (sachê) e, conforme indicação, dissolvi em 1/4 de leite morno, 1/2 colher (sopa) de açúcar e 02 colheres (sopa) de farinha de trigo e deixei descansar por 15 minutos. Passado esse tempo, a mistura quase que triplicou de volume. Então segui a receita à risca, batendo esta mistura de fermento (esponja) no liquidificador com os outros ingredientes. A minha massa levou um pouco menos de 1 kg de farinha de trigo.
    Estava à procura de uma boa receita de pão caseiro, pois preciso aumentar meus rendimentos. Tive gêmeas há 04 meses e os gastos com as bebês não são poucos;
    Te agradeço imensamente por dividir seus conhecimentos. Creio que nada é por acaso. Espero que dê certo e que eu consiga atingir meu objetivo. Que Deus nos abençõe e dê muita saúde e paz à você, à sua mãe e à toda sua família. Um grande beijo.

    • Boa tarde Marcela, querida!! que felicidade ter recebido esse comentario seu hoje.. voce nem imagina. Parece que foi mesmo por Deus. Sabe aqueles dia que você fica procurando um motivo pra da sentido à sua vida? Hj estava assim.. ainda comentei com minha filha isso. fico muito feliz que de alguma forma eu consegui fazer algo pra vc, eu e minha mãe. Olha, a mimha receita também sempre vai um pouco menos de 1 kg de farinha.
      Desejo muita sorte e felicidade a você, aos seus lindo bebês e toda sua família, de todo coração!
      Um grande beijo e mande notícias! Se quiser ficar mais em contato comigo, entro todo dia na fan page, olha o link:
      https://www.facebook.com/pages/Goiabada-de-Marmelo/143885945687526?ref=tn_tnmn

      Gostaria de manter contato com vc! bjss!

      • Marisa, Bom Dia!!! Obrigada pelo carinho, Vocè é uma pessoa iluminada. Com certeza, vamos manter contato sim, Ahhh, meu marido elogiou muito os pães, Fiquei super orgulhosa, rs. Depois de duas tentativas anteriores em que as receitas viraram um pão bolachudo que não dava pra comer, brincamos até que o que um bom pão não faz numa relação…rsrsrs.
        Um grande beijo. Fique com Deus.

  54. Olá Marisa!
    Quero lhe agradecer muito pela receita desse pão maravilhoso… existem pessoas muito generosas…. sempre quis uma receita de pão… e essa é muito boa…
    Meu marido e filhas… sempre pediam para que eu fizesse… e eu sempre recusava… em uma semana fiz duas vezes… e fui muito elogiada..
    Fiz pães pequenos… eles amam com ovo caipira frito..
    Só fiz uma mudança… em vez de manteiga usei margarina…
    Muito obrigada!
    Fique com Deus!
    Beijos!

    • Que bom que gostou Silvia, adoro quando alguem me retorna com comentários sobre o pão, minha nãe então nem se fala, ela fica super orgulhosa.
      um grande beijo minha querida, Deus abençoe muito sua família, sua casa e sua cozinha!
      Com amor, Ana

  55. Estou fazendo a receita agora,pois meu filhotinho esta de férias e me disse que queria comer pão caseiro…Nunca tive talento para pães,mas estou otimista…Entretanto,o que me levou a escrever foi a maneira atenciosa,gentil e carinhosa com que você responde à todos os comentários !!!!Num mundo onde as pessoas não tem tempo para nada você ver um ser humano dedicando-se ao seu semelhante com tamanha delicadeza é realmente algo digno da maior admiração e respeito e você sem sombra de dúvidas os merece…Que DEUS abençoe infinitamente o teu caminho Ana Marisa e que essa tua luz incrível que é capaz de aquecer até mesmo os corações por trás da fria tela de um computador continue a iluminar todos !!!
    Um beijo cheio de carinho…
    Paty

    • Paty, desculpa a demora pra te responder, também estou na cozinha esses dias, peguei algumas encomendas neste fim de ano;
      Obrigada pela mensagem, obrigada pelo carinho sincero. eu sempre conto pra minha mãe quando algume comenta aqui no pão caseiro.. é uma receita dela, cresci vendo ela fazer este pão, e nunca falhou, essa bolinha uma hora sobre, e o pão dá certo.
      Um Feliz Natal pra vc e sua família, muitas bençãos! Um grandioso Ano Novo, cheio de felicidades!
      bjs, com carinho,
      Ana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s